Duas amigas, muito amigas e muito antigas, do tempo do rei D. Manoel I, fartas das mesmas histórias da corte decidem embarcar na primeira nau que encontrassem da frota de Vasco da Gama, mas a tripulação é avisada da intenção das duas fala barato e zarpa para alto mar mais cedo. A carruagem não chega a tempo ao cais e a nau parte, para terras distantes, sem as duas contadoras de histórias.
Desoladas, as duas choram em coro no cais:
Lá vai a Nau Catrineta
Que nos esqueceu de levar!
Ouvide agora, meninos,
Uma história de pasmar.
Tânia Clímaco, Josefina, e Cátia Reixa, Bernardete, são professoras de expressões artísticas, trabalham em educação pela arte, há vários anos e também há vários anos que mora na cabeça destas duas amigas um projeto que há muito deseja e pede para nascer! E assim nasce “Cabeça nas nuvens”.
“Cabeça nas nuvens” é um espetáculo de teatro de marionetas dramatizado por duas personagens, Josefina e Bernardete, duas damas da corte do rei D. Manoel I que adoram contar histórias e povoar todas as cabeças com o imaginário infantil dos contos e fábulas de encantar e deixá-las nas nuvens.
Paralelamente Tânia Clímaco é designer, ilustradora de livros infantis e juvenis, professora de cenografia e professora de desenho e pintura, a Cátia Reixa é animadora sociocultural, professora de expressão dramática e teatro.
Espetáculo em cena
Cabeça nas nuvens apresenta o teatro de marionetas “A princesa e a ervilha”
Andavam Bernardete e Josefina a observar as bolinhas verdes que boiavam na sopa, com caras de nuvens cinzentas, quando uma princesa lhes contou a sua história: A história da princesa e a ervilha. Uma história para detectar verdadeiras princesas onde o tempo pertence ao mundo da imaginação.
Classificação Etária: Dos 3 aos 10 anos.
Duração do espetáculo: 40 minutos
Máximo crianças 50 crianças por espetáculo.
Contactos: marionetascabecanasnuvens@gmail.com
facebook: @cabecanasnuvensmarionetas
instagram: marionetascabecanasnuvens
Alguns, sítios onde o Teatro de Marionetas “A princesa e a ervilha” já habitou
– Biblioteca Municipal de Sobral de Monte Agraço
– 14º Encontro Bienal de Ilustração, São João da Madeira
– Biblioteca Municipal de Torres Vedras
– ONOMATOPEIA – 5º Festival de Literatura Infantojuvenil de Valongo
– Biblioteca Municipal Irene Lisboa, Arruda dos Vinhos