100 Papas na Língua

Escritora Lurdes Breda | Ilustradora Tânia Clímaco | Editora Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa com o apoio do Instituto Camões – Centro Cultural de Maputo

Editado a propósito do Dia Mundial da Língua Portuguesa que se celebrou, pela primeira vez, no dia 5 de maio de 2020.
 “100 Papas na Língua” é um livro com 100 contos. Cada conto tem, como título, uma expressão idiomática, como por exemplo: “Bicho de sete cabeças”, “Dor de cotovelo”, “Tirar o cavalinho da chuva”, “Enfiar o barrete”, … e tantas outras expressões idiomáticas da nossa querida língua portuguesa.

Os contos caracterizam-se por serem cheios de humor, sátira, nonsense, de duplo sentido, regionalistas o que é uma constante em todos os contos, devido às situações improváveis, peculiares e caricatas das histórias, mas não só, os nomes das personagens que habitam os contos acompanham também, e muito bem, esse humor com nomes tão peculiares como: Dom Cornélio Procópio, Zé Concho Taberneiro, Belmira Papo-Seco, entre muitos outros, todos a botar faladura e sem papas na língua!

Estes contos constituem um importante legado coletivo na preservação das tradições e da nossa identidade cultural, como povo singular que somos na multiplicidade de línguas, linguagens e culturas que é afinal o mundo.

Mais sobre o livro aqui

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo