25 de Abril
“Liberdade de expressão”
“Aqui a liberdade de expressão é representada pelo militar que varre “corre com” a censura. A censura é representada pelo lápis azul e a vassoura pelo cravo, símbolo da revolução.”
“Tu és única para mim e eu serei único para ti”
“Esta ilustração é uma alusão a uma passagem do livro “Principezinho” de Saint-Exupéry, onde o principezinho conclui que, para ele, a rosa é única no mundo porque foi com o seu cuidado, organização, carinho, paciência que ela existe. Da mesma forma que a revolução para nós portugueses. A representação da redoma de vidro tem também a intenção ambígua de fragilidade e contemplação.”
“Para cuidar todos os dias!”
“Para cuidar todos os dias” é uma ilustração que representa o 25 de Abril de 1974 até 2017. A revolução é única no mundo pela singularidade de ter sido feita sem derramar sangue, as balas foram substituídas por cravos. Apesar do 25 de Abril de 1974 ter sido há 43 anos os seus ideais podem ser postos em causa a qualquer momento, por isso, o 25 de Abril é para cuidar todos os dias.”
“25 de Abril, SEMPRE!”
“Que a vontade de pintar Abril nunca nos falte.”
“Chá de Liberdade”
“ E aquela menina que vivia num pais cinzento, naquele dia, bebeu de LIBERDADE. Hoje, vive no País das Maravilhas imperfeito, mas sabe perfeitamente que uma democracia imperfeita vale mais que uma ditadura vigorosa.
Alguns Zé Coelhinhos ainda andam perdidos no tempo, saudosistas da mulher domesticada, dos analfabetos obedientes, do elitismo. Sempre com muita pressa para espartilhar a liberdade dos outros.”
“Parabéns 25 de Abril!”
“Que contes muitos anos de vida.”
p.s. Para criar estas ilustrações não foi necessário pedir autorização ao meu marido. Eu não sou um ser doméstico nem domesticável. Obrigada 25 de Abril de 1974.