Oficina Bichosa

do livro "Eh pá, não sejas coca-bichinhos!"

Sinopse

Bicho, bichinho, bicheza,

Esta oficina tem bicho de certeza!

Chapéu na cabeça, galocha no pé

abre bem os olhos com a lupa em pé!

Vamos caçar expressões bichosas

e torna-las viiiiiiiiiistosas!

Já dizia o meu avô José, quando era menina, não há nada mais bonito que a partilha. Nesta oficina vamos partilhar, para uns recordar, para outros descobrir, expressões e ditados importantíssimas na estrutura e identidade da língua portuguesa, pela sua complexidade linguística e relevância comunicativa e cultural. Os participantes vão dar vida a expressões através de imagens bichosas.

A oficina foi construída tendo como ponto de partida, o livro, pequeno dicionário de expressões bichosas Eh pá, não sejas coca-bichinhos! com textos de Lurdes Breda, ilustrado por mim e editado pela editora Hora de Ler.

Conteúdos a abordar

Abordagem pedagógica e artística das expressões e ditados.

No âmbito da abordagem pedagógica, as expressões e ditados são entendidos como construções linguísticas que possibilitam o enriquecimento do vocabulário, permitindo ao falante um conhecimento mais profundo e completo da língua que fala ou que está a aprender. As expressões e os ditados são formas de expressão próprias de uma língua que refletem a sua riqueza, uma vez que é através deles que se transmitem as muitas referências culturais de uma determinada comunidade linguística. Este tipo de construções é também o reflexo das potencialidades criadoras da língua, demonstram eloquentemente a riqueza das suas imagens, a originalidade das suas metáforas, a variedade e maleabilidade das suas formas estruturais.

No âmbito da abordagem artística a construção plástica das expressões e ditados dão corpo e materializa a ideia, ajudando também a compreender e memorizar.

Alguns, sítios onde a oficina “Oficina Bichosa” já habitou

– Moinho do Papel, Leiria | Oficina para famílias

Participantes

. Crianças dos 6 aos 12 anos, nº de participantes (1 turma)

. Famílias (1 criança acompanhada por 1 adulto), nº de participantes 22

Materiais por participante

– Marcadores (canetas de feltro)

– Tesoura, cola branca e revistas para recorte.

– 1 folha de cartolina A3

Os restantes materiais são fornecidos por mim.

Duração prevista 90 minutos

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo